Corante Natural de Urucum

Corante Natural de Urucum

Urucum em pó. Um corante 100% natural, usado na culinária para dar um tom avermelhado às receitas, além de ajudar a ressaltar o sabor das carnes, tanto vermelha quanto branca, massas e molhos.

A busca por uma alimentação mais saudável tem sido uma tendência mundial, proporcionando assim, aumento no consumo de corantes naturais. Os corantes naturais são utilizados desde os primórdios da humanidade, porém foram suplantados aos poucos pelos corantes sintéticos, que são mais práticos. Tendo em vista as limitações no uso de corantes artificiais, algumas indústrias tem optado pela exploração crescente de corantes naturais, como é o caso do urucum.

O baixo custo de produção e sua baixa toxicidade tornam os pigmentos desta cultura muito atrativos para substituição de muitos corantes sintéticos. A cor é um atributo que está diretamente relacionado à aceitação de um alimento, sendo um componente fundamental da qualidade que, mesmo altamente subjetivo, induz aos apelos de sabor, aroma e textura. Colorir os alimentos para torná-los mais atraentes é um método utilizado desde a antiguidade.

Corante Natural de Urucum

Corante Natural de Urucum                                 

     Corante Natural de Urucum

  • O Corante Natural de Urucum (ou colorau) tem vários benefícios para a saúde e pode ser utilizado no preparo de carnes, vegetais, caldos, sopas e molhos.
  • “O Corante Natural de Urucum apresenta ótimas quantidades de flavonoides e carotenoides, dois compostos ativos que dão essa cor avermelhada ao fruto. Eles são responsáveis pela potente ação antioxidante e anti-inflamatória do urucum”.
  • “Os carotenoides são importantes para manter a saúde dos olhos e são precursores da vitamina A, que também apresenta função antioxidante e é importante para as funções do nosso sistema imunológico”.
  • “A vitamina E do urucum é de alta qualidade. Por ser antioxidante assim como os flavonoides, essa vitamina ajuda o organismo a se proteger dos radicais livres, moléculas que, em excesso, podem danificar nossas células e órgãos e nos predispor a várias doenças como obesidade, câncer, doença cardiovascular e doenças neurodegenerativas”.
  • O ideal é que o Corante Natural de Urucum seja adicionado antes ou durante o preparo da sua receita e variado com outros condimentos que também trazem benefícios para a saúde, como pimenta, azeite, vinagre e outros. Mas para isso, você deve tomar alguns cuidados.

  • “Ainda não foram estabelecidos valores de recomendação para o consumo do urucum, então deve haver moderação no consumo”, afirma a nutricionista.

    Pessoas que sofrem da Síndrome do Intestino Irritável (SII), gestantes e diabéticos também devem ficar atentos.

  • “Mulheres grávidas ou que amamentam não devem consumir o colorífico em quantidades superiores às normalmente encontradas em alimentos, pois não há estudos suficientes sobre sua segurança nessas populações. O mesmo vale para os que sofrem da Síndrome do Intestino Irritável (deve-se ficar atento porque ele pode agravar alguns sintomas) e para diabéticos, já que o urucum afeta os níveis de açúcar no sangue”.

No Brasil, a cultura do urucuzeiro (Bixa orellana) e sua produção destinam-se à comercialização dos grãos moídos para a produção de colorífico e para a produção dos corantes denominados bixina, norbixina e nobixato. O corante natural do urucum é utilizado como condimento e colorífico nos lares brasileiro, sendo popularmente conhecido como colorau. É produzido a partir da mistura de fubá com o urucum em pó ou extrato oleoso. Esses corantes são utilizados por diversas indústrias, tais como laticínios, frigoríficos, massas, doces, sorvetes, óleos e gorduras, bebidas, farmacêutica, têxtil, tintas, desidratados, cosméticos e perfumaria. Atualmente, existem no Brasil várias indústrias produtoras de corantes. As principais empresas estão instaladas no estado de São Paulo, principalmente em regiões próximas à grande São Paulo ou na região metropolitana de Campinas.

O mercado de Corante Natural de Urucum corresponde a aproximadamente 90% do total do consumo de corantes naturais no país e em torno de 70% de corantes naturais no mundo. Apesar da diversidade de utilização, somente algumas indústrias desenvolvem os corantes dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo mercado internacional. As indústrias de corantes que exportam têm como principais mercados a América do Sul, Japão, Estados Unidos e países da Europa.

deixe seu comentário

Topo